Organizando um Guarda-roupa Pequeno Antes e Depois, Passo a Passo

| May 23, 2010 | 7 Replies

Aqui em Nova York, os apartamentos são pequenos e os guarda-roupas embutidos são minúsculos. Por isso a maioria das pessoas doa algumas peças de roupas quando compra novas peças, já que não  se tem onde colocar todas elas.    

 Além disso por causa do frio, os casacos, as luvas, toucas e os cachecóis acabam ocupando um espaço enorme.

Todo inverno e todo verão, a cena se repete, caixas de plásticos são preenchidas com roupas da estação anterior e colocadas no sotão ou embaixo das camas ou atrás de armários para que o guarda-roupa ganhe espaço e so as roupas da estação atual possam ficar a mão. Muito trabalho né?

Eu convido voces a verem um trabalho que fiz recentemente. Um típico closet, muito, muito pequeno para os padrões brasileiro, mas normais para quem mora em Nova York ou New Jersey

O desafio era organizar o closet (guarda-roupa) sem gastar nada, só com o material que já disponível na casa.
Antes:

Várias peças no mesmo cabide, cabides vazios, roupas amontoadas uma sobre as outras, amontoados de bolsas e casacos juntos

 

Depois

 
Todas as bolsas foram colocadas dentro de caixas transparentes, organizando o espaço sem deixar de ficar a mostra.
Onde antes havia várias bolsas penduradas, coloquei casacos de 1/2 estação.
Todas as peças foram colocadas em cabides separados, na sequência, vestidos de malha a esquerda, blusas sem manga, blusas de manga longa, saias e calças a direita.
Note que os vestidos e as calças por serem longas ficaram nas pontas do armário, dessa forma o meio ficou com as blusas e saias que são mais curtos.
 

 

Aqui, o pequeno baú ficou “limpo”, dentro dele estão peças de lã que não precisam passar.

Nas caixas de pano branco, coloquei meias, cachecóis e lingerie. Já que no closet não tem gavetas.

Dicas:

  • Para começar, coloque todas as roupas sobre a cama, vá separando por estilos, tipo pilha de camisetas, pilha de casacos, pilha de calças, vai ser mais fácil organizar no guarda-roupa depois, colocando todas as calças ao mesmo tempo, depois só as blusas e assim por diante concentrando-se por produto.
  • Guarde suas roupas por categoria de uso, roupa de sair, roupa de trabalho ou por tipo de item, tipo calça, blusa,  vestidos,  saias.
  • Separe por cor, saias escuras, saias claras. Vestidos preto, vestidos azuis, vestidos verdes…
    Use cabides de madeira ou de plásticos resistentes e que sejam iguais, assim todas as suas roupas ficam na mesma altura e o visual fica mais harmonioso.
  • Não use cabides de arame tipo aqueles de lavanderia porque deformam a roupa e se eles enferrujarem acabam sujando suas peças.
  • Use caixas para guardar pequenos objetos.
    Guarda-roupa é lugar de roupa e no máximo de sapatos, não é lugar de livros, nem de materiais de artesanato e nem de comida!!
  • Não guarde roupas usadas no guarda-roupa, coloque para lavar ou deixe pendurado em um lugar separado.
  • Toda peça usada, mesmo que uma vez, contém cheiro e suor que podem atrair insetos, formigas e credo, baratas.
  • Casacos grossos precisam ser pendurados em local ventilado antes de serem guardados.
  • Sapatos de saltos devem ser limpos antes de serem guardados, pelos mesmos motivos.
  • Guarde seus sapatos em sapateiras de metal anexado a porta ou em prateleiras.
  • Voce não quer que seu lindo sapato de couro traga restos de alimentos grudados na sola para dentro do seu sapateiro. Essas são coisas que passam despercebidas no dia a dia.
  • Chame alguém para ajudá-la a organizar seu guarda-roupa, as vezes tudo que voce precisa é uma prima ou uma irmã que passe a tarde fofocando e ajudando a dobrar e organizar suas peças.
  • Organize suas bijouterias em caixas específicas de bijouterias ou guarda-as em pequenas caixinhas, ou pendure as em uma parede do quarto.
  • Bolsas podem ser guardadas em local separado. Coloque alguns ganchos na parede e pendure suas bolsas, veja foto abaixo.

Compre pacote com 120 cabides pretos resistentes em lojas de aviamentos no Brás em São Paulo e pague bem menos.

Para dicas de como cuidar de sua roupa visitem esse link do blog Ser Mulher e o Maximo

Category: Faca Voce Mesma, Organizacao de Armarios

About the Author ()

FashionSpill é o maior site de informações e dicas sobre Nova York em Português, escrito direto de Nova York pela brasileira Sueli Schmitt. Todos os artigos são 100% originais e a maioria das fotos são feitas pela autora nos locais mencionados. O conteúdo é focado em assuntos relacionados com Nova York, como lojas, museus, restaurantes, dicas e curiosidades. “Porque nós moramos em Nova York e estamos todos os dias nas ruas, nós podemos escrever artigos e dar dicas com autoridade no assunto. Escrever para o FashionSpill é uma paixão que dividimos com voce.!" Sueli Schmitt é Guia Turistica Licenciada e Personal Shopper. Voce pode contratá-la através do email suelinyc@gmail.com informando a data de sua viagem, quantas pessoas são e qual hotel voce estará hospedado. Venha conhecer Nova York com quem conhece a cidade! O melhor tour privativo de Nova York, desenhado especialmente pela autora dos artigos de FashionSpill para voce!

Leave a Reply

Comments (7)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. menina excelente dica! Aqui no Japão tb nós temos guarda-roupa mega pequeno, terrível, para arrumar dá até desânimo!
    Adorei o blog e já estou seguindo!

    Beijos
    Amanda
    Blog Clube da Nécessaire
    http://clubedanecessaire.blogspot.com
    twitter: @clubenecessaire

  2. KINHA says:

    Olá Sue

    Ótimas dicas, como sempre.
    Tudo bem com vc?
    Eu estou me preparando para a viagem.Infelizmente terei que ficar menos tempo em NY, pois achei muito caro oS alugueIS dos apartamentos.
    Agora o jeito será ficar em hotel. Não quero gastar muito pois ficaremos por aí 3 meses e em Agosto pretendemos ficar algumas semanas na Flórida.
    Caso saiba de algum apê por aí, para alugar, me avise. Não precisa ser nada chic, o importante é que tenha metro perto.

    Bjo

  3. Nanda says:

    Ameeei essa dica, e preciso demais!!!
    Beijinhos…

  4. lea says:

    Ficou super legal essa organização,. preciso fazer uma dessas no meu guarda roupas tb, bjs otima segunda

  5. Shirlei says:

    Meu guarda-roupa não tem espaço para roupas mais compridas. Tem 4 gavetas embaixo e o cabideiro tem apenas 1,5 m. Sou alta e minhas blusas e batas já tomam esta altura. Como posso guardar casacos e vestidos mais longos sem ter que repassa-los na hora de vestir?

    • admin says:

      ola Shirley, voce tem um problema hein? Voce ja experimentou colocar seus vestidos num saco de plastico protetor de roupas (capa de plastico para roupas) e dobrar no meio? Pelo menos seu vestido não amassa e não fica com a barra suja. Eu guardo meu vestido de noiva assim.
      Abraços

  6. Natasha says:

    Ficou tudo ótimo, as dicas e a organização! Me inspirou a arrumar o meu armário. Parabéns!
    Abraços!

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.