Em Nova York, Prada fala Portugues.

| August 21, 2010 | Reply

In New York, Prada speaks Portuguese – com esse titulo, a revista Business Week de 09 de Agosto de 2010, trouxe a tona um assunto ja apontado aqui no FashionSpill alguns dias atras (veja o artigo Compras em Wodburry).Segundo a materia da Revista BusinessWeek, os turistas brasileiros invadem as ruas de Nova York para comprar produtos de luxo como nunca antes.

Os novos ricos, veem a Nova York para comprar nas lojas de marcas. O numero de brasileiros nas ruas e tão grande que as lojas estão contratando vendedores que falem portugues. Em um sabado a tarde na Times Square e possivel cruzar com dezenas de brasileiros indo e vindo com sacolas de compras.

Ana Paula Galvani, vendedora da loja de Vinhos e Licores Sherry-Lehmann, em Nova York, diz que os turistas brasileiros não pensam duas vezes em pagar $1.ooo dolares em uma garrafa de vinho. Segundo Ana Paula, so nas ultimas duas semanas, ela vendeu 30 caixa de Bordeaux 2009. Ja 12 garrafas de vinho Chateau Margaux Grand Cru Clase Premier custam $15.540 dolares para o envio em 2012 e eu vendo muito para o Brasil, complementa ela.

Voce pode reconhecer quais paises estão no topo da nata, com a fortuna sorrindo pra eles, por escutar quais idiomas estão sendo falados nos corredores da Louis Vuitton na rua 57th e 5th Avenue, no interior da Apple Store na Prince Street, e no lobby do Jumeirah Essex Hotel no Central Park. Primeiro foram os turistas Japoneses, depois os Koreanos, os Chineses, os Russos, mas agora os reis são os turistas brasileiros.

A economia brasileira esta experimentando um dos ritmo de crescimento mais rapido dos ultimos 15 anos, e o valor da moeda brasileira tem dobrado contra o dolar desde 2003.

Armados com poder de compra, os brasileiros caem do ceu em Nova York, o paraiso das compras . A loja Prada no Soho em Nova York conta com 3 vendedores brasileiros so para atender turistas brasileiros. (veja nota no fim da materia)

David Wasserman, dono da Stereo Exchange na Broadway, disse que vendeu um  home theater por $100.000 Dolares para um cliente de Sao Paulo. “O Brasil realmente bateu no meu radar” brinca David. Em um pais com mais de 193 milhões de pessoas, o numero de milhionarios em 2009 subiu 19% , cerca de 126,882 de 2008 para 2009 de acordo com pesquisa compilada pelo Boston Consulting Group. Cerca de 359.000 turistas brasileiros viajaram para Nova York no ano passado, 41% a mais do que em 2007.

A partir de Novembro, a American Airlines estara adicionando 11 novos voos por semana entre os EUA e o Brazil. A Estilista Patricia Azevedo Camargo Araujo de Santos, São Paulo, viajou para Nova York pelo menos 5 vezes em 3 anos para renovar o guarda-roupa e comprar o que ha de mais novo em Chanel, Prada e Louis Vuitton. “As lojas em Nova York oferecem mais opções de produtos do que os disponiveis no Brasil” diz ela,  que veio a Nova York para fazer compras com o marido e as duas filhas e deu essa entrevista na loja da Prada na Broadway.

Os Brasileiros definitivamente estão ajudando a manter as vendas nesse momento de crise americana e cortes de gastos, diz Chris Adams, chefe executivo da Sherry Lehmann. “Nova Yorquinos ainda são os clientes foco na nossa empresa, mas em uma economia em baixa, ver um aumento de 3 ou 4  vezes de um determinado mercado e simplesmente fantastico” diz ele referindo-se aos consumidores brasileiros.

“O brasileiro que comprou o home teather por $100.000 mil dolares na Stereo Schange, comprou tambem um par de speakers por $15.000 dolares da marca Bowera e Wilkins e um projetor da marca Runco por outros $15.000 mil dolares alem de pagar mais $8,000 mil por um McIntosh Blu-ray disc player e $7.500 mil doalres por um Kimber cables e power cords“, complementa David.

“Nos desenhamos o sistema para ele atraves de troca de emails. Ele pagou $50.000 dolares de entrada e depois veio ver uma demonstração de como usar”.

Materia baseada em artigo original publicado pela revista BusinessWeek de 09 de Agosto de 2010. Tradução livre por Sueli Schmitt

Nota e comentario by Sueli Schmitt: Em uma tarde normal, na loja Prada, eu estava com duas turistas brasileiras e fomos atendidas por um vendedor super simpatico, quando ele ouviu que falavamos Portugues, ele chamou outro vendedor as pressas e disse “another brasilian costumer for you” “outra cliente brasileira para voce”. Nos sorrimos e enquanto o vendedor brasileiro nos atendia, outro casal brasileiro chegou e como que num passe de magica mais um vendedor falando portugues aparaceu para atende-los. O mesmo aconteceu com a loja Fossil na 5th Avenida, enquanto eu conversava com duas turistas brasileiras e as ajudava a escolher um modelo de relogio, uma vendedora brasileira veio nos atender ja falando em Portugues. Como estou sempre em Nova York e trabalho com muitos turistas que querem acessoria de um guia que fale portugues, acabo vivenciando essas cenas no dia a dia. Realmente, os brasileiros veem pra ca com tudo anotado, com as marcas selecionadas na ponta da lingua. As lojas e marcas que os brasileiros mais pedem para visitar e comprar são Louis Vuitton, Prada, Chanel, Abercrombie, MAC, Victoria’s Secrets e Dolce & Gabbana.

Esse poder de compra dos brasileiros so e possivel graças ao dolar baixo e a queda nos preços dos produtos de luxo em Nova York. A produção dos artigos vendidos  nos EUA e 95% terceirizada para paises como China e India. Issso possibilita a ofererta de um produto de qualidade por um preço bem menor que o praticado no Brasil, onde a mão de obra e cara.

Apesar de toda essa gastança por parte dos brasileiros, ainda existe muita ignorancia dos americanos sobre quem são os brasileiros. E comum ouvirmos pessoas comentarem que falamos Espanhol quando nos falamos Portugues. Nos ainda somos desconhecidos para a maioria dos americanos. Quando falo sobre o Brasil, eles logo dizem Rio, Rio… falta mais divulgação de quem são os brasileiros, nossa cultura, e acima de tudo falta mostrar que somos mais do que o Rio, somos Rio Grande do sul, Fortalzeza, Maceio, somos São Paulo, Parana, somos um conjunto de belezas, de diferentes estados e culturas.

Outro dia eu estava mo metro com 4 turistas e um senhor se levantou e disse em um portunhol bem ruim que o Brasil vai ficar vazio ja que todos os brasileiros estão se mudando pra ca. Essa reação me fez sentir pena do pobre ignorante que não faz ideia de como o dinheiro do brasileiro esta ajudando a manter a economia de Nova York em equilibrio num momento em que mais de  40.8 milhoes de Americanos estão vivendo com cartões de alimentos dados pelo governo. (segundo dados da Roundup do dia 07 de Agosto)

A receita dos milionários, Materia publicada pela Veja em 19 de maio de 2010,  apontou que A subida da maré econômica tira milhões de brasileiros da pobreza e, no nível superior da pirâmide social, está produzindo um novo milionário a cada dez minutos.

Veja outros artigos sobre mercado de luxo publicados:

Em Ingles –

Brazilian tourists flocking to Florida, spending more than most other visitors

Em Portugues –

Brasil é destaque em comércio de luxo no exterior

Mapa do luxo paulistano tem sonhos de consumo que vão de joias a iates

Mercado de luxo no Brasil

Mercado de luxo: roteiro, dicas e produtos sofisticados

Category: Compras em Nova York, NY Brasileiros, NY Compras

About the Author ()

FashionSpill é o maior site de informações e dicas sobre Nova York em Português, escrito direto de Nova York. Todos os artigos são 100% originais e a maioria das fotos são feitas pela autora nos locais mencionados. O conteúdo é focado em assuntos relacionados com Nova York, como lojas, museus, restaurantes, dicas e curiosidades. “Porque nós moramos em Nova York e estamos todos os dias nas ruas, nós podemos escrever artigos e dar dicas com autoridade no assunto. Escrever para o FashionSpill é uma paixão que dividimos com voce.!" PS: os servicos anunciados no site foram desativados em 2016. Nao oferecemos mais o servico de compras, nem de tours em Nova York.

Leave a Reply