A Mala Sumiu no Aeroporto e Agora?

| August 18, 2012 | 1 Reply

Sua mala sumiu, e agora? Quem culpar?

Onde reclamar e como evitar de perder sua mala em viagens aéreas?

Quantas histórias de malas extraviadas voce já ouviu?

A experiência é devastadora, voce quer culpar alguém, voce quer brigar, xingar, voce quer sua mala intacta, mas a verdade é que ela talvez nunca apareça.

As companhias aéreas pagam uma indenização por mala extraviada, mas pagam uma miséria que jamais cobrirá as despesas ou a dor de cabeça.

Então como evitar de ter suas malas extraviadas ou roubadas?

Tudo começa antes mesmos de voce viajar.

Sua mala deve ser única, e fácil de ser reconhecida, malas pretas, azuis, verdes e vermelhas são todas iguais, o pessoal do aeroporto não faz a menor idéia qual é a sua mala, se voce dizer apenas a cor.

Então seja criativo, fitinhas todo mundo coloca, então inove e anote nossas dicas.

  • Pinte sua mala de bolas brancas ou bolas coloridas.

  • Faça stencil com as iniciais do seu nome na frente e atrás da mala, tipo JS (João da Silva)

  • Passe fita crepe colorida, chamada duck tape em forma de T ou de X na mala na frente e atrás.

  • Vista sua mala com um saco de estopa ou enrole em um tipo de tecido barato que seja fácil para voce localizar sua mala entre dezenas de outras similares.

  • Amarre uma bandeira do Brasil na alça da sua mala. Faça algo que seja diferente e de fácil visualização para que sua mala seja localizada facilmente.

  • E a parte mais importante: Tire fotos da sua mala no aeroporto antes de despachar.

  • Guarde os números dos tickets da mala em sua bolsa junto com o passaporte.

  • Guarde os recibos de tudo que voce comprou durante a viagem, na bolsa de mão assim se sua mala sumir, voce tem os recibos no aeroporto para fazer o relatório do que foi perdido.

  • Anote o que tem em cada mala, eu faço isso religiosamente, anoto, quantos vestidos, quantas calças, e quantos sapatos tem dentro, ou qual coisa importante tem lá dentro, especialmente se for algo caro ou uma encomenda, tipo 1 perfume marca tal ou 1 bolsa marca XY etc.

  • Dessa forma na hora do nervosismo, voce tem uma lista na mão com tudo que havia na mala.

  • Bijouterias, relógios, e qualquer coisa cara vai com voce em sua mala de mão. Jamais coloque relógios ou jóias na mala de despacho, elas são escaneadas e se o funcionário for corrupto, ele pode abrir sua mala e roubar.

  • Nao encha a mala de tênis, ou de produtos similares, ela se torna uma presa fácil nas mãos de funcionários dos aeroportos em New Jersey e em Miame. Alias, Miame é o aeroporto dos EUA com maior número de malas desaparecidas.

  • Coloque um papel  sulfite ou uma etiqueta adesiva com seu nome, seu endereço, seu telefone e seu email dentro da mala, e uma mensagem para que a pessoa que encontrar sua mala saiba como contatá-la no Brasil. Acredite, identificar sua mala por dentro e por fora é uma forma de evitar que sua mala desapareça sem saber como voltar pra suas mãos.

  • Se voce tiver algum amigo nos EUA coloque o nome e o telefone do amigo assim se sua mala ficar nos EUA eles podem contatar aquela pessoa para vir retirar a mala.

  • Coloque um tag com seu nome legível, seu telefone completo incluíndo os códigos internacionais, para que possam ligar para voce, caso sua mala aparece em outro local.

  • Outra coisa, mala chique com cara de nova, são bem visadas, então se voce viaja com mala cara, fique esperto, voce esta dando bandeira. Viaje com malas simples e baratas. Marcas como Tommy Hilfiger, Louis Vuitton, Romero Brito são malas resistentes, caras e que passam a mensagem de que lá dentro tem muita coisa valiosa, um prato cheio pra quem quer roubar.

O que acontece com as malas perdidas que não encontram o caminho de volta pra casa?

Nos EUA, as malas extraviadas são vendidas para uma empresa chamada Unclaimed Baggage, eles abrem as malas que não encontram os donos e dai vendem tudo que havia dentro da mala, seja no EBAY ou no próprio site da empresa.

Em um ano normal, a empresa Unclaimed Baggage recebe cerca de 1 milhão de itens, a maioria são roupas e sapatos, mas muitos itens são diferentes ou inusitados como um falcão mumificado,  uma armadura completa do século 19th e um anel com com 1 esmeralda de 40 k, diz Brenda Cantrell, porta-voz da empresa.

A mala não apareceu na esteira e agora?

  •  Se voce chegou  no aeroporto e sua mala não apareceu, pode ser que alguém a levou embora porque sua mala era parecida com a dele, ou porque sua mala foi extraviada ou roubada. Se voce estiver acompanhado, peça para uma pessoa ir no balcão de reclamação enquanto voce anda em volta das esteiras tentando identificar sua mala. Não saia do aeroporto, procure, olhe todas as malas parecidas, olhe as pessoas passando por voce, alguém pode estar indo embora com sua mala por engano.

  • As vezes alguém pega a mala errada, percebe e volta buscar a mala certa enquanto deixa sua mala em qualquer canto.

  • Mostre a foto da mala que voce tirou antes de embarcar, na sua própria câmera. Apresente o número de identificação, e descreva o que havia dentro com os recibos e lista em mãos, nunca entregue originais de recibos para ninguém.

  • Procure pelas malas embrulhadas em plástico transparente, uma vez abriram minha mala e quebraram o cadeado, dai embrulharam com plástico transparente, eu não a achava porque eu não sabia que tinham embrulhado. Quem me ajudou a achar foi um rapaz do aeroporto, eu abri e conferi no ato o que tinha dentro com minha listinha, tinham tirado meus 2 kg de café torrado e moído que eu estava trazendo na mala do Brasil!

  • Se após todo mundo ter ido embora e voce ter conferido cada uma das malas abandonadas, se nenhuma for sua, então eu sugiro que voce siga os procedimentos de reclamação de perda de bagagem da companhia aérea em que voce voou.

  • Infelizmente a responsabilidade da empresa aérea é bem pequena quando sua mala desaparece! Todas as empresas aéreas deveriam enviar as malas perdidas para um local central onde um funcionario deveria fotografar a mala e colocar a foto online, com o código de identificação, de forma que voce podesse acompahar se sua mala foi encontrada online.

  • Caso sua mala fosse encontrada, voce poderia pagar pra companhia aérea lhe trazer a mala em um voô até o aeroporto mais próximo de sua casa e voce poderia retirar.

  • Seria um final feliz pra quem perde mais do que bens materiais, porque para muitos o que se perde são memórias, lembranças e valores sentimentais, uma vez perdidos, perdidos para sempre.

  • Agora imaginem receber uma ligação ou um email dizendo: “Querido senhor (a) encontramos sua mala, ela esta no setor de achados e perdidos do Aeroporto JFK. Por favor entre em contato para podermos depacha-la para voce o mais breve possivel, o custo do serviço é apenas U$150,00 Dólares, pago no ato da retirada da mala.

  • Aguardamos seu contato. Sua mala estará a sua disposição pelos próximos 60 dias. A partir de então ela será considerada abandonada. Obrigada!” Essa deveria ser a forma como nossas malas deveriam ser tratadas mas ainda é so um sonho. A realidade é que ninguém esta nem aí pra sua mala, Depende de voce tomar o máximo de cuidado e se precaver para evitar perder suas compras dentro de malas mal identificadas.

  • Resumindo; quando sua mala some, desaparece, em parte é porque voce não tomou as precauções devidas para garantir que ela fosse identificada.

  • Se sua mala for roubada, é porque voce deixou algo de valor dentro dela, que chamou a atenção.

  • A maioria das empresas aéreas, só paga aquilo que for provado que estava na mala, então seja precavido, guarde as NF de compra na mala de mão e anexe cópias imediatamente no formulário de extravio ainda no aeroporto.

  •  Mais uma vez, procure pelas esteiras próximas, espere até o voô seguinte chegar, as vezes sua mala pode ter sido colocada no local errado. Deixe seus contatos com alguém no aeroporto e ligue todos os dias, deixe uma descrição detalhada da mala com foto para ajudar os funcionários a localizarem sua mala.

  • E nunca, nunca deixe suas malas sozinhas em lugar nenhum no aeroporto, até no banheiro. Como eu viajo sozinha, eu levo minhas malas pro banheiro e uso o banheiro destinado para pessoas em cadeiras de rodas que é maior.

  • Se voce acha que tudo isso é muito trabalho e que nada de errado vai acontecer com sua mala, então fique atento porque segundo o site ABCNEWS em Miame cerca de 10 mil malas são extraviadas ou perdidas por ano! E cerca de 2 milhões de malas em todos os EUA são perdidas, danificadas ou atrasadas todos os anos. As chances de que uma de suas 4 malas se perca são enormes. Então seja PRECAVIDO e IDENTIFIQUE sua mala por dentro e por fora!

  • Lembre-se “Tem uma torcida enorme querendo que voce perca sua mala, afinal sua perda é o negócio de alguém!

Usar cadeado nas malas não adianta nada, é possivel abrir sua mala, retirar tudo que tem dentro e fechar com o cadeado e lhe devolver intacta. Se voce não acredita assista esse video e veja como:
Se voce acha que tomou todas as medidas , fique atento, porque suas malas nem sempre são tratadas com cuidado, elas podem ser jogadas de um lado pro outro, e o tag pode ser arrancado durante o manuseio das malas:

Tags:

Category: ACONTECE, Compras em Nova York, Curiosidades Americanas, New York, NY Compras, Turismo em Nova York

About the Author ()

FashionSpill é o maior site de informações e dicas sobre Nova York em Português, escrito direto de Nova York. Todos os artigos são 100% originais e a maioria das fotos são feitas pela autora nos locais mencionados. O conteúdo é focado em assuntos relacionados com Nova York, como lojas, museus, restaurantes, dicas e curiosidades. “Porque nós moramos em Nova York e estamos todos os dias nas ruas, nós podemos escrever artigos e dar dicas com autoridade no assunto. Escrever para o FashionSpill é uma paixão que dividimos com voce.!" Voce pode contrar nossos serviços de tours privativos a pé com guia licenciada disponivel durante os meses de Abril a Novembro, através do email suelinyc@gmail.com informando a data de sua viagem, quantas pessoas são e qual hotel voce estará hospedado. Venha conhecer Nova York com quem conhece a cidade! O melhor tour privativo de Nova York, desenhado especialmente pela autora dos artigos de FashionSpill para voce!

Leave a Reply

Comments (1)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Rick says:

    No Brasil existem os Kits faça você mesmo para embalar mala.
    O plastico usado é o mesmo das empresas nos aeroportos, de alta resistencia. O preço é 4x menor.

    Busque no google por:
    Kit Portátil Embalar Mala

    varios sites vendem.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.