50 Anos da Feira Mundial Realizada em Nova York

| June 2, 2014 | Reply

A feira Mundial realizada em Nova York em 1964, foi a terceira feira desse porte e a que entrou para a história e é lembrada até hoje. Em uma época em que não havia celular, nem internet nem computador, era nessas feiras que as pessoas conheciam as novidades que mudariam a vida delas. Ir a uma feira dessas era algo inexquecível porque voce tinha a chance de ver em primeira mão novidades incriveis como por exemplo: Aspirador de pó, batedeira, torradeira elétrica e coisas do genero que hoje são comuns para nós.

Numa era sem celular, sem internet, sem TV, sem telefone nas residencias como temos hoje, o mundo todo sabia que haveria essa feira em Nova York ou em alguma outra cidade e se preparavam para o evento com antecedencia. As familias se prepararam para visitarem esse evento imperdível porque era uma oportunidade única de ver, tocar e conhecer as novidades.

clique nas fotos para ver ampliado:

A terceira e última feira mundial em Nova York, foi em 1964 e dezenas de elementos dessa feira ainda podem ser vistos no mesmo local onde foram instalados, visitando-se Flushing Meadows Corona Park.

Site oficial – http://www.nycgovparks.org/parks/fmcp

Os filmes abaixo mostram um pouco da feira e da atmosfera contagiante da época.


A PRIMEIRA GRANDE FEIRA INTERNACIONAL REALIZADA EM NOVA YORK.

Lá vem história – O PALÁCIO DE CRISTAL

Em 1853 foi realizada a primeira feira Mundial em Nova York, conhecida como Exibição da Insdustria de Todas as Nações ou  Exhibition of the Industry of All Nations

Um Palácio de Crystal foi construído em Manhattan no local onde onde existe o Bryant Park.

Nessa feira um dos grandes feitos foi a demonstração de um dispositivo de segurança que pararia o elevador em caso dos cabos se romperem, motivo de grande preocupação e impecilho na construção de prédios com mais de 6 andares.

Tres anos depois a empresa Otis instalou o primeiro elevador para passageiros nos EUA, bem aqui em NYC.

Mais de 1 milhão de pessoas visitaram a feira de 1853/1854 em Manhattan. No dia 05 de Outubro de 1858 o magnifico palácio pegou fogo e foi completamente destruído.

1939 – O Mundo de Amanha – The World of Tomorrow

A Feira Mundial de 1939 em New York City atraiu mais de 44 milhões de pessoas e foi a primeira feira da história baseada no futuro.

A feira de 1939 tinha também ocorria num momento dificil dos EUA, era a era da Grande Depressão economica devido a quebra da bolsa de valores de 1929!.

Um grupo de homens se juntou e decidiu fazer algo positivo, eles convenceram 33 paises a juntarem forças e fazerem uma das maiores feiras da história, a idéia era mostrar as ferramentes, os materiais e as idéias que incentivariam as pessoas a criarem o mundo de amanhã.

O propósito principal da feira, era levantar o espirito dos Estados Unidos e criar negócios em Nova York, havia a necessidade de juntar algo histório e cultural ao evento, então decidiu-se que a feira iria celebrar aos 150 anos da posse do primeiro presidente dos EUA, George Washington.

No dia 30 de Abril de 1939, foi feito algo inédito: O discurso do presidente Franklin D. Roosevelt’s não foi seria apenas divulgado nas rádios, mas seria filmado e mostrado nas televisões.

Antes mesmo da feira, foi criado uma brochura para explicar o que era uma televisão e como ela funcionava e porque era importante mostrar a feira na televisão!

Havia tanta tecnologia para ser mostrada nessa feira que certamente a televisão além de ser um canal de comunicação inédito, prometia algo como nunca antes, ver as imagens por trás das vozes e possibilitava que as pessoas que não estivessem na feira pudessem ver o que estava acontecendo no local!

Um dos itens marcantes da exposição foi a capsula do tempo chamada de Westinghouse Time Capsule, que só sera aberta em 6939 (daqui 5.000 anos!) Para saber mais sobre Capsulas do Tempo leia nosso artigo aqui:  A Mania das Capsulas do Tempo nos EUA.

Quatro itens futuristicos mostrados na feira de 1939 em Nova York:

  • Televisão
  • Fotos coloridas
  • Nylon
  • Ar Condicionado
  • Lampas Fluorescentes

Energia Elétrica nas casas e nas ruas ainda era algo, e a feira de 1939 deu um grande salto mostrando as possibilidades do uso da Energia Elétrica como iluminação nas ruas e em locais publicos. A feira de 1939 foi a primeira demonstração pública de diversas tecnologias em iluminação que seriam comum nas futuras décadas.

Show isso não? Maravilhoso poder compartilhar um pouco dessa pesquisa com voces, amo histórias e nesse ponto os EUA são show de bola em registrar e preservar a história para que possamos entender de onde as coisas vieram e como elas foram criadas.

Bjs Sueli Schmitt

 

Tags:

Category: ACONTECE, Curiosidades Americanas, NEGOCIOS, New York

About the Author ()

FashionSpill é o maior site de informações e dicas sobre Nova York em Português, escrito direto de Nova York pela brasileira Sueli Schmitt. Todos os artigos são 100% originais e a maioria das fotos são feitas pela autora nos locais mencionados. O conteúdo é focado em assuntos relacionados com Nova York, como lojas, museus, restaurantes, dicas e curiosidades. “Porque nós moramos em Nova York e estamos todos os dias nas ruas, nós podemos escrever artigos e dar dicas com autoridade no assunto. Escrever para o FashionSpill é uma paixão que dividimos com voce.!" Sueli Schmitt é Guia Turistica Licenciada e Personal Shopper. Voce pode contratá-la através do email suelinyc@gmail.com informando a data de sua viagem, quantas pessoas são e qual hotel voce estará hospedado. Venha conhecer Nova York com quem conhece a cidade! O melhor tour privativo de Nova York, desenhado especialmente pela autora dos artigos de FashionSpill para voce!

Leave a Reply

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.