O Trem das Crianças Orfãs Americanas

| March 8, 2014 | Reply

Voce jamais imaginou um trem cheio de crianças orfãs saindo de Nova York e indo para os confins dos EUA para serem adotadas por familias de fazendeiros que não tinham filhos, ou estavam idosos de mais para tomarem conta da fazenda ou simplesmente queriam uma ajuda extra nos trabalhos da fazenda!

Panfletos e jornais como o abaixo, incentivavam as pessoas a adotarem as crianças que chegariam nos trens vindo de Bosto ou Nova York.

Parece estória inventada, mas infelizmente essa história é mais veridica do que voce pode crer!

Entre 1854 e 1929 mais de 250 mil crianças foram enviadas de trem das grandes cidades para viverem em cidades rurais do interior dos EUA.

 

Os trens com crianças orfãs que saiam de Nova York ou Boston com destino a cidades menos povoadas do Oeste Americano é uma história pouco conhecida dos turistas e Americanos jovens e bem poucocomentada na mídia, mas que teve um profundo impacto na cultura Americana.

Os trens com crianças orfãs saia de Manhattan – NY com destino a estados distantes como OHIO no meio dos EUA, onde seriam adotadas por familias sem filhos.

Os primeiros trens sairam de Nova York em 1854 e continuaram levando crianças orfãs até meados de 1929.

A história dessas crianças anotadas em diários e contadas por muitos sobreviventes, é de chorar.

Muitos encontraram amor nas mãos das familias que os adotavam, outros encontraram trabalho forçado e foram maltratadas.

Anualmente centenas de descendentes dessas crianças se encontram em Minessota, onde eles trocam experiencias e contam suas histórias.

O primeiro encontro se deu em 1861 quando duas crianças, já adultas resolveram colocar um anuncio no Jornal convidando pessoas que fossem ligadas aos trens de orfãos para um encontro. A noticia se espalhou e a tradição foi criada.

Ao estudar a história dos EUA, me deparei com esse assunto e comecei a pesquisar mais e mais. Assisti o filme The Orphan Train History onde vi depoimentos de sobreviventes com boas e más histórias!

Mas de onde surgiram essas 250.000 mil crianças orfãs?

Em meados de 1800 milhares de imigrantes chegavam em Nova York vindos da Europa com seus filhos pequenos a procura de uma vida melhor. As vezes os pais doentes morriam na viagem, ou chegavam nos EUA e se deparavam com a falta de emprego, pobreza e falta de moradia, e abandonavam seus filhos na rua.

No Lower Manhattan conhecido hoje como Chinatown e Little Italy, os Tennementes House, (Cortiços) abrigavam mais de 15 pessoas num comodo pequeno, sem janelas e sem banheiro, sem nenhuma ventilação ou aquecimento adequado.

As doenças eram comum e as pessoas morriam cedo. Quando o marido falecia, as mulheres tinham poucas opções para sustentar os filhos, e acabam se tornando prostitutas, os filhos começavam a trabalhar aos 7 / 8 anos e as fábricas pagavam uma miséria para essas crianças trabalharem 12 horas por dia.

Algumas vendiam jornais nas esquinas e eram chamados de Newsboys – Um show na Broadway mostra uma greve organizada por esses garotos em 1899.

Um jornal da época descreveu que em 1875 havia 10,000 mil crianças vivendo nas ruas de Nova York, sem sapatos, sujos, com roupas rasgadas e sem luvas ou chapéus, eles roubavam, vendiam jornais, mendigavam e não sabiam ler nem escrever.

Por volta de 1850 o mininstro Charles Loring Brace, decidiu criar um programa chamado Children’s Aid Society of New York City, através de anuncios em jornais, ele incentivava familias de fazendeiros a adotar essas crianças.

Trens partiam lotados de Boston e de Nova York, com destino a diversas paradas rumo ao Oeste dos EUA. Familias sem filhos esperavam nas estações de trem e escolhiam as crianças que iriam adotar.

O Estado de IOWA adotou mais de 10.000 crianças antes de 1930 quando as leis americanas acabaram com essa prática.

Atualmente 01 em cada 25 Americanos é descente de uma das crianças do Trem de orfãs. (fonte Kansas) National Orphan Train Complex

las para serem adotadas por familias em outros estados, surgiu com Charles Loring Brace, o fundador da The Children’s Aid Society.

Ele pretendia mudra o future dessas crianças abandonas nas ruas,  dando a elas a possibilidade de terem um lar e uma familia que os instruiria com boa moral.

O trem com crianças passava por 45 Estados bem como Canada e México, jornais avisavam nas estações quando os trems estavam chegando para que as familias interessadas pudessem ir adota-las.

As crianças recebiam uma roupa nova, tomavam banho e eram alimentadas, de forma que ao chegarem nas Estações de Trem, elas estavam bem apresentáveis.

As crianças faziam filas enquanto os futuros “pais” decidiam quem iriam adotar. As crianças não adotadas voltavam ao trem até chegarem na próxima parada.

Tags:

Category: ACONTECE, Curiosidades Americanas

About the Author ()

FashionSpill é o maior site de informações e dicas sobre Nova York em Português, escrito direto de Nova York. Todos os artigos são 100% originais e a maioria das fotos são feitas pela autora nos locais mencionados. O conteúdo é focado em assuntos relacionados com Nova York, como lojas, museus, restaurantes, dicas e curiosidades. “Porque nós moramos em Nova York e estamos todos os dias nas ruas, nós podemos escrever artigos e dar dicas com autoridade no assunto. Escrever para o FashionSpill é uma paixão que dividimos com voce.!" PS: os servicos anunciados no site foram desativados em 2016. Nao oferecemos mais o servico de compras, nem de tours em Nova York.

Leave a Reply