Natal

| December 10, 2006 | Reply

Quando o Natal se aproxima, eu sempre penso em todos os meus amigos, em todos os Natais alegres com meus primos na fazenda e com minha avó e seus doces alemaes.

Sempre estara lá em um cantinho das minhas lembranças, meu pai vestido de papai Noel e meu medo dele porque naquela noite meu pai nao estava em casa, como eu poderia saber que meupai era o papai Noel? Está lá a musica de sanfona e violão, o churrasco, as brincadeiras e as crianças vestidas, os preparativos da vespera, as risadas… são tantas lembranças e então meu primeiro Natal em Nova York.

Quem nunca viu um filme de Natal americano e achou que natal tinha que ter neve, boneco de neve e patinação no gelo? A ilusão moderna de que natal tem que ter neve contradiz com as lembrancas alegres, quentes e vibrantes dos natais da minha infancia.

Minhas filhas não terão lembrancas como as minhas, porque não comemoro o Natal a muitos anos, mas me encanto com as luses, com o clima vermelho e dourado, com a decoração das vitrines e a musica que se espalha no ar. Ficara na lembrança a avenida Paulista com seu Bank de Boston (agora Itau) decorado, o Shopping Iguatemi com sua colossal decoraçao que atrai centenas de pessoas e claro as ruas de compras como João Cachoeira, decoradas com laços e luzes.

A ideia de Natal com neve nao deixa perceber a beleza do Natal quente da linha de baixo do Equador.

Me assusta ir ao Shopping e em pleno verão 40 graus ver vitrines com bonecos de neve, então por um segundo eu me pergunto se é uma alusão a colecão de inverno, então me dou conta que é apenas a tradução americanizada da ideia do Natal exposta na vitrine o que não combina com as roupas decotadas, curtas e leves dos manequins.

Natal não é mais Natal, o feriado cristão-familiar foi envolto em ideias comerciais e não se parece em nada com o Natal que eu trago na memória.

O Natal se transformou e eu me estresso com tantos cartões de boas festas que ainda faltam ser escritos… acho que vou mandar um scrap ou um email, porque os amigos vão entender que o Natal de hoje não é mais como o Natal de antigamente.

De qualquer forma, Natal para mim agora é apenas um feriado antes do ano novo, um colossal investimento de marketing que me lembra em toda esquina, em toda vitrine que eu tenho que comprar alguma coisa… nem que seja uma lembrancinha apenas…

Ai, eu preferia o Natal de minha infancia, algo muito bom, onde a familia se reunia para um almoço ou jantar e celebrava apenas o nascimento de cristo.

Category: Compras em Nova York

About the Author ()

FashionSpill é o maior site de informações e dicas sobre Nova York em Português, escrito direto de Nova York. Todos os artigos são 100% originais e a maioria das fotos são feitas pela autora nos locais mencionados. O conteúdo é focado em assuntos relacionados com Nova York, como lojas, museus, restaurantes, dicas e curiosidades. “Porque nós moramos em Nova York e estamos todos os dias nas ruas, nós podemos escrever artigos e dar dicas com autoridade no assunto. Escrever para o FashionSpill é uma paixão que dividimos com voce.!" PS: os servicos anunciados no site foram desativados em 2016. Nao oferecemos mais o servico de compras, nem de tours em Nova York.

Leave a Reply