Grand Central a Mais Bela Estação de Metro de Nova York

| November 23, 2009 | 1 Reply

Depois das compras, dos clássicos passeios pelos pontos turísticos de Nova York da ansiedade de ver tudo, na correria voce acaba esquecendo de ver algumas coisas, por isso anote e não deixe de visitar a estação de metro Grand Central.

 Diversos filme  foram gravados na Grand Central em Nova York entre eles “Eternal Sunshine of the Spotless Mind” com o ator Jim Carrey de 2004 e de outros filmes como “North by Northwest de 1959” e em 1991 no filme “The Fisher King“!

A Grand Central esta situada entre as ruas Lexington e Park Avenue na 42 em Nova York.

Cerca de 500 mil pessoas passam por ali todos os dias.

Ao entrar pela porta principal,  tem-se a sensação de que voce esta em um palácio, um museu ou uma Opera e que uma linda mulher vai descer pelas escadas com um vestido fabuloso.

Além da beleza da estação,  voce pode fazer compras fotografar e aprender um pouco de historia enquanto visita esse famoso Land Mark em Nova York.

Durante o mes de Dezembro, os visitantes podem escolher lembrancinhas na feira de artesanato e ver um show de luzes a laser em como espetáculo de Natal.

O salão principal da Grand Central Station possui 84m de extensão, 37 metros de largura e 38 metros de altura!

A Grand Central Station possui 2 niveis abaixo da entrada principal.

No primeiro andar estão 41 tracks de metro e no segundo andar estão 26 tracks de metro ativos. No entanto o numero total de tracks passa de 100!

O que visitar na Grand Central Station em Nova York?

Comece pelo salão principal. A vista é espetácular, uma escada em espiral e um mezanino de mármore levam ao balcão de informação do andar inferior, todo o chão é de marmore vindo do Tennessee enquanto as paredes são cobertas de pedras de mármore Botticino cor de creme.
Agora olhe para cima, a pintura no teto foi feita pelo Design Francês Paul Helleu, com folhas de ouro e óleo azul.

A pintura mostra o céu sob o Mediterrâneo entre Outubro a Março, exibindo cerca de 2.500 estrelas e  as constelações do lado contrário ao que vemos ao olhar para o céu.

A pintura foi feita como se o observador estivesse olhando as estrelas de fora da esfera terrestre.


Ande pelas escadas, suba e desça, são lindas. Originalmente o construtor da Grand Central Cornelius Vanderbilt e os arquitetos que prepararam a obra haviam desenhado duas escadas, mas em 1913 quando a Grand Central foi concluída, só havia a escada do lado Oeste no lado do restaurante  Michael Jordan Steakhouse.

Anos mais tarde durante uma restauração da Grand Central que estava completamente abandonada, a segunda escada foi construída e o projeto concluido!
Note os Chandeliers, eles estão lá dos dois lados da Grand Central no salão principal e no Vanderbilt Hall.

Em 1913 a eletricidade ainda não estava disponìvel em todas as residencias, mas para dar um ar de luxo, grandeza e opulência ao terminal, os Chandaliers da Grand Central Station foram equipados com lâmpadas elétricas.

Não deixe de conhecer a parede do ECO e de fazer o teste. Desca para o segundo piso onde tem os restaurantes e va para o fim da rampa chamada Oyster Bar.

A brincadeira é a seguinte, coloque duas pessoas em locais opostos e peça que eles falem baixinho.

Ainda assim a voz sairá audível e todos vão ouvir o que foi dito. Quando fui lá pela primeira vez em 2004 e ouvi o eco, prometi que um dia levaria minhas filhas para ver essa engenharia de construção. Em 2008 realizei meu desejo e nós nos divertimos muito, deixe seu lado criança vir a tona também!

Visite o Canto do Beijo ou Kissing Room, chamado assim porque no início do século passado, quando o trem chegava de viagem com soldados, políticos ou celebridades, era ali que eles desciam e encontravam a namorada ou a familia e se beijavam antes de subir para o hotel localizado logo acima onde hoje esta o Bank of America.


Do lado de fora da estação esta a escultura feita pelo artista frances  Jules-Alexis Coutan, mostra Mercurio, Minerva e Hercules.

Minerva é a deusa do sonho e representa os projetos e ambições colocados nessa construção.

Mercúrio é o deus da velocidade e representa a velocidade do comércio que crescia em Manhattan desde o Distrito Financeiro e claro representa a velocidade dos trem.
Hércules representa a coragem do homem em construir a Estação Grand Central.

As obras iniciais feitas pelo magnata e Commodore” Cornelius Vanderbilt em 1871 para a primeira estação de trem foram sucessivamente ampliadas e modernizadas. Em meados de 1900 a primeira estação foi demolida e a estação atual passou a ser contruída no local com tudo o que havia de moderno na época!

Em 02 de Fevereiro de 1913, a estação foi reaberta e cerca de 150.000 pessoas vieram visitar o terminal marcando uma nova era que nunca mais seria a mesma em Nova York.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, por causa do uso do automóvel, além da abertura da estação Penn Station, a Grand Central entrou em desuso, passou por problemas e quase foi destruída para dar lugar a um prédio de escritórios. Suja e abandonada, o teto apresentava problemas e trincas.

Graças a intervenção de celebridades a estação foi restaurada e voltou ao seu esplendor original sendo hoje exemplo internacional de sucesso de um projeto urbano que deu vida a um prédio histórico que de outra forma seria descartado e demolido.

Atualmente cerca de 5 restaurantes chiquérimos como o Cipriani Dolci, e outros 20 restaurantes internacionais estão localizados no andar inferior e cerca de 50 lojas oferecem um mundo de possibilidades e entretenimento enquanto o passageiro espera pelo próximo trem com destino a vários subúrbios chiques ao Norte de Manhattan, além de ser também o local de parada obrigatória para quem desce do metrô na estacao 42 pela linha verde.

A estação de trem Grand Central é hoje um dos famosos patrimônio historicos de Nova York e foi a primeira estação de trem construída em Nova York.

Cada detalhe da história da Grand Central mostra o crescimento e a espanção de uma metrópole vibrante refletida em um monumento sem igual na arquitetura.
Grand Central – Feira de Natal

de 23 de Novembro 24 de Dezembro

das 10am as 8pm de Segunda a Sábado e Domingos das 11am as 7pm

Show de luzes de Natal,

Abertura dia 30 de Novembro as 11hs da manhã.

Tour Guiado

Para Visitar a Grand Central acompanhado de um guia brasileiro basta entrar em contato conosco pelo email ConsultoriaNYC@gmail.com.

Nosso tour de 4hrs a pé pelo Midtwon (Centro de Nova York) inclui Grand Central, Crysler Building, Biblioteca Pública, Times Square e muitos outros locais!

Obs: foto da escultura creditos do site http://criminalbrief.com,
Foto antiga da estacao em PB creditos do site http://www.epodunk.com/cgi-bin/genInfo.php?locIndex=53893Foto

Category: New York, NY Diversão, Turismo em Nova York

About the Author ()

FashionSpill é o maior site de informações e dicas sobre Nova York em Português, escrito direto de Nova York. Todos os artigos são 100% originais e a maioria das fotos são feitas pela autora nos locais mencionados. O conteúdo é focado em assuntos relacionados com Nova York, como lojas, museus, restaurantes, dicas e curiosidades. “Porque nós moramos em Nova York e estamos todos os dias nas ruas, nós podemos escrever artigos e dar dicas com autoridade no assunto. Escrever para o FashionSpill é uma paixão que dividimos com voce.!" PS: os servicos anunciados no site foram desativados em 2016. Nao oferecemos mais o servico de compras, nem de tours em Nova York.

Comments (1)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Luisa says:

    E agora tem a maior loja da apple! Parabéns pelo site, moto informativo!!!! Bjos

Leave a Reply