Glicose de milho e a obesidade

| January 10, 2011 | 3 Replies

Diz-se que, nos EUA se voce beber apenas agua, ainda assim voce engorda.

As razões são muitas: A alimentação dos americanos em geral é baseada em hamburguer, bata frita, pizza e alimentos processados, comidas prontas e bem poucas pessoas realmente cozinham refeições em casa.

Mas o grande vilão esta no consumo de High Fructose Corn Syrup ou Glicose de Milho.

O que voce precisa saber sobre o Corn Syrup e como isso afeta sua saude.

Uma legião de pessoas aqui nos EUA, afirmam que a glicose de milho (Corn Syrup),é um dos piores tipo de açucar que uma pessoa poderia ingerir.

Segundo as fontes que pesquisei, um americano normal irá consumir cerca de  41.5 lbs de high fructose corn syrup por ano (cerca de 18 kilos )

Porque a glicose de milho esta sendo usada em larga escala?

Porque ela custa menos para ser produzida do que o açucar normal. Proveniente de sementes de milho modificadas, o amido de milho passa por diversos processos até virar um açucar liquido.

O Governo dos EUA cobra altas taxas do açucar da cana importado do Brasil e ao mesmo tempo subsidia  50 bilhões de dolares para a as fazendas de plantação de milho dos EUA.

Com todo esse dinheiro, aqui tem mais milho do que os americanos poderiam consumir, dai veio a idéia de fabricar glicose de milho.

A glicose de milho resultante custa super barato ja que é subsidiada pelo governo, logo a industria de alimentos e as cadeias de supermercados, na briga por preços cada vez menores, incentivam a industria do alimento a usar a glicose de milho como alternativa barata em vez de usar o açucar de cana, importado do Brasil ou de outros paises, que custariam mais caro. Os motivos do uso exagerado são:

1 – Preço

2 – A Glicose de Milho (Corn Syrup) salienta o sabor de frutas e de alimentos como yogurt e molho de macarrão, por exemplo

3 – Faz com que as barrinhas de cereais fiquem com textura mais macia

4 – Prolonga a aparencia de freshness dos alimentos.

Nos ultimos dias, diversas campanhas passaram a ser veiculadas na midia nos EUA, dizendo que açucar é tudo igual. Em um esforço para mudar a imagem negativa do Corn Syrup, as empresas mudaram o nome do produto para Corn Sugar ou Açucar de Milho.

Quais são os problemas relacionados com o consumo de glicose de milho?

O consumo elevado de qualquer tipo de açucar, faz mal a saude. O consumo de glicose de milho, corn syrup, em geral escondido nos alimentos como pães, bolos, doces, cremes, temperos de saladas, geléias, etc, pode causar diabetes, ataque cardiaco, obesidade, mudança no humor, coceira vaginal, deficiencia de nutrientes importantes para o organismo e envelhecimento precoce.

Pelo que pesquisei,  The American Heart Association recomenda o consumo maximo de 6 colheres de cha de açucar ou 100 calorias por dia para mulheres e 9 colheres de cha de açucar para homem ou 150 calorias por dia ou menos e os americanos atualmente consomem uma quantidade de açucar muito acima da recomendada.

No Brasil, a glicose de milho começou a ser usada em escala industrial substituindo o açucar normal e as pessoas estão consumindo sem se darem conta do problema.

NOTA: Recentemente comprei Yakult importado do Brasil a venda no supermercador Rio Bonito aqui em Nova York, e fiquei chocada com o sabor super doce da bebida que eu lembrava ser meio amarguinha…, para minha surpresa, ao ler o rotulo da embalagem,  um dos ingredientes do Yakult  é a glicose de milho ou corn syrup!!

Como a Glicose de Milho é feita?

Entenda que fructose e glucose possuem  o mesmo tipo de atomos, arranjados de forma diferente. A Fructose + Glucose = Sucrose (açucar branco da cana que consumismo)

Ao combinar fructose + glucose, o resultado é a sucrose, que é o açucar que usamos no dia a dia.

Corn Syrup ou glicose de milho é proveniente da glucose pesada feita do amido de milho.

Glucose + 3 enzimas e outros processos = glicose de milho, um açucar super doce liquido de coloração transparente (corn syrup).

High-fructose corn syrup” é  um açucar artificial altamente refinado, criado através de um intrincado processo que resulta em um liquido transparente.

Como não existe fructose no amido de milho, os pesquisadores descobriram uma enzima que poderia transformar a glucose em sucrose (açucar).

O processo descoberto em meados da decada de 60, foi aprimorado na decada de 70 e na decada de 80 passou a ser usada em larga escala. O resultado 20 anos depois é a população americana de hoje acima do peso.

Todo o processo envolve diversos passos e 3 diferentes enzimas são usadas para que a glucose do amido de milho se torne em sucrose ou corn syrup.

Ao fim do processo, a glicose de milho resultante contem 90% de fructose.

O xarope resultante é misturado a glucose não modificada em uma mistura de 42% a 55% fructose.

O crescente numero de obesos e de diabéticos nos EUA é diretamente linkado ao crescente numero de consumo de glicose de milho e em porções cada vez maiores, chamadas de supersizes.

O consumo da glicose de milho, faz com que a pessoa precise comer mais e mais, ela não se sente sassiada.

Nota: Nos EUA um copo pequeno de coca-cola no MacDonalds équivale ao copo grande usado no Brasil. O copo grande de coca-cola aqui daria para servir uma familia de 4 pessoas no Brasil.

FashionSpill pesquisou, entenda que: Açucar branco proveniente da cana de açucar e “high-fructose corn syrup” ou glicose de milho,  não são a mesma coisa.

As mulheres da foto ao lado são vitimas da industria do alimento.

Esse açucar artificial é mais doce do que o açucar normal da cana-de-açucar e é absorvido de forma diferente no organismo.

1) Pesquisas mostram que a glicose de milho vai direto para o figado, liberando enzymas que instruem o corpo a estocar gordura.

2) Isso eleva o nivel de triglicerídeos (gordura no sangue) e eleva o nivel de colesterol.

3) Esse açucar proveniente do amido do milho, diminui a queima de gorduras e provoca o ganho de peso.

4) Alguns estudos indicam que a glicose de milho não estimula a produção de insulina, que tem a função de alertar quando voce “estiver cheio”. Se essa mensagem não for dada, a pessoa continua comendo mais e mais.

5) Por ultimo, pesquisas indicam que o nivel de cromo é rebaixado após o consumo de glicose de milho, o que pode contribuir para o diabete tipo 2.

Se voce quer manter o peso e a beleza, comece a ler os rotulos dos produtos que voce consome e fique atenta a todo alimento processado que contenha glicose de milho (Corn Syrup).

Esse post foi feito após pesquisa realizada em diversos sites americanos sobre saude, beleza, dieta e alimentação.

Leia mais aqui:

 – Evite corn syrup 

– O que é Corn Sirup: doce surpresa sobre adoçantes ?

como corn syrup é feito 

– problemas com o consumo de corn syrup

Hygh Fructose Corn Syrup o que voce precisa saber

Saiba mais sobre Corn Syrup e Glicose de milho

Nos EUA, algumas pessoas estão lendo os rotulos dos alimentos e tentando evitar a todo custo comprar alimentos que contenham Corn Syrup.

Apos ler o livro This is why you’re fat, fiquei com vontade de virar vegetariana, e passei a ler os rotulos dos alimentos comprados para tentar evitar o consumo de corn syrup, uma batalha quase perdida porque os alimentos comprados no supermercado não dão opção de compra.

E imensamente triste que a industria brasileira esteja usando glicose de milho na fabricação de refrigerantes, sucos e outros alimentos como Yakult , uma vez que temos açucar de cana que é mais saudavel a nossa disposição, não faz sentido o Brasil usar Glicose de milho.

Excesso de frituras, excesso de açucar na forma de glicose de milho usada em absolutamente tudo, excesso de hormonios nas carnes, ovos, leites e aves, são alguns dos problemas que estão contribuindo para que os americanos gradativamente ganhem peso e se tornem obesos.

O livro This is why you’re fat da autora Jackie Warner, publicado em Ingles, trata desse assunto e afirma que para perder peso, é preciso mudar a forma como os alimentos são feitos

Eu pagaria mais por um produto que fosse feito sem Glicose de Milho (Corn Syrup) e voce?

Category: Compras em Nova York, Curiosidades Americanas

About the Author ()

FashionSpill é o maior site de informações e dicas sobre Nova York em Português, escrito direto de Nova York. Todos os artigos são 100% originais e a maioria das fotos são feitas pela autora nos locais mencionados. O conteúdo é focado em assuntos relacionados com Nova York, como lojas, museus, restaurantes, dicas e curiosidades. “Porque nós moramos em Nova York e estamos todos os dias nas ruas, nós podemos escrever artigos e dar dicas com autoridade no assunto. Escrever para o FashionSpill é uma paixão que dividimos com voce.!" PS: os servicos anunciados no site foram desativados em 2016. Nao oferecemos mais o servico de compras, nem de tours em Nova York.

Comments (3)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Olá! Obrigada por sua visita lá no blog. Estou chocada com esse artigo, eu realmente não tinha noção doq ue está escrito aqui,v our ealmente pesquisar mais a respeito, pois imaginava que ao contrário, a glucose de milho era mais saudável. tanto que adoçava o suco e dava banana com mel Karo pro meu filho até bem pouco tempo, já que ele ainda não tinha idade pra consumir mel de abelha… Já pensou????? ainda bem que vim retribuir a visita! bjs e já linkei vc!

    • admin says:

      Oi Lane, eu também fiquei surpresa, primeiro porque engordei 10 kilos assim que cheguei nos EUA e não entendia porque, ja que eu sou uma pessoa super ativa e nem sou de comer muito doce. Cheguei a pular refeição, fazer porção menor e nada, foi ai que descobri que o problema estava em absolutamente tudo que eu comia, mesmo que fosse poquinho, porque tinha glicose de milho… hoje tento comer mais vegetais e leio todos os rotulos, mas é dificil porque tenho poucas opções aqui nos EUA.

  2. lizy says:

    É mto pior do q vcs imaginam, leiam o livro sugar blues, para entender melhor a questão. A glicose de milho foi a alternativa mais barata diretamente relacionada a interesses da indústria em detrimento a saúde de TODA a população, e toda vez q há algum projeto de lei os lobistas das industrias tratam de mexer os pauzinhos para q nada mude. Que deus abençoe a américa.

Leave a Reply