Escolas publicas nos EUA

| May 18, 2011 | 4 Replies

Brasileiros nas escolas públicas em Nova York

As escolas públicas nos EUA, em geral são muito melhores que as escolas públicas no Brasil, mas mesmo nos EUA, as escolas públicas vão de excelentes a medíocre, (em Detroit por exemplo, as escolas públicas são um desastre).

Quanto melhor a escola publica, mais impostos os pais pagam naquela area e maiores são os salários dos professores. Em Long Island, o imposto de uma casa não é so medido pelo tamanho da casa, mas pela qualidade da educação escolar dada naquele bairro.

Quando vim morar em Nova York, minhas duas filhas foram para uma escola pública especial onde existem vários professores especializados em crianças vindas de outros países e que não dominam o Inglês. Apenas algumas escolas oferecem esse tipo de ESL para alunos extrangeiros.

Por dois meses eu mesmo ensinei Inglês para as crianças em casa usando um método de associação que havia funcionado bem pra mim. Voce associa uma palavra em Inglês com a imagem. A mente grava a imagem e voce vai juntando mais palavras em inglês pra descrever aquela imagem… por exemplo, em uma imagem com um carro, a criança escreve CAR, daí ela escreve a cor do carro, YELLOW CAR (carro amarelo)

E depois  escreve e diz se o carro é BIG, SMALL, OLD, NEW (grande, pequeno, velho, novo)…

Quando as minhas filhas finalmente foram para a escola, no começo do ano letivo de 2008, elas ainda não sabiam falar Inglês, mas tinham uma noção básica das palavras. (aqui o ano letivo começa em Setembro e vai até Junho do ano seguinte com dois meses de férias de verão, em Julho e Agosto).

Ao chegarem da escola, eu traduzia todo o conteúdo dado em sala de aula com ajuda de dicionários, para que elas entendessem o que havia sido discutido na escola naquele dia e daí elas escreviam as respostas em Inglês de acordo como o que eu ia citando… ao todo em mais dois meses elas ja estavam falando com outras crianças e em Dezembro de 2008 elas já conseguiam se comunicar com adultos sem minha tradução.

Minhas filhas participavam de todas as atividades da escola, mesmo que não entendessem o que estava sendo dito.

Na primeira semana de aula, a Audrey, trouxe para casa uma lista de instrumentos musicais que ela poderia escolher um para aprender, e ela disse que queria aprender violino.

Além das aulas de violino na escola, providenciamos aulas de Piano, e Violão aos Sábados para que ela tivesse outras possibilidades  musicais caso ela venha a escolher esse caminho para o futuro profissional ou para maximizar o aprendizado de música.

Aqui nos EUA, as crianças do ensino primário e médio vão para a escola às 9hs da manhã e retornam para casa às 4hs da tarde. Ou seja, elas ficam na escola o dia todo. As escolas não servem nenhum tipo de comida, mas as crianças podem comprar pizza, nughts ou doritos caso não tragam lunche de casa pronto.

Voltando ao violino, As aulas de instrumento musical são dadas para os alunos, na 4º, 5º e 6º série, uma vez que a criança escolhe um instrumento ela não pode trocar para outro tipo de instrumento e ela só terá a chance de começar na 4º série porque cada ano, elas aprendem um nivel diferente e musicas diferentes.

Na última segunda-feira, (16 de Maio de 2011) os alunos de música das 4 escolas públicas do nosso distrito se reuniram em uma apresentação única para os pais.

Ao todo 360 crianças divididas em 3 grupos: orquestra, banda e coral, apresentaram músicas separadas e por último todos os 360 alunos tocaram juntos.

Durante os 90 minutos da apresentação, ninguém saiu do lugar, ninguém coxichou, ninguém fez um um único barulho, o silêncio absoluto só era quebrado pelo som dos instrumentos ou pelo bater de palmas dos pais emocionados.

Desde que assisti o filme “Violino Vermelho” (Red Violin) eu sonhava em um dia ver minha filha então recém nascida, tocando violino, fiquei encantada com o filme.

Video com 5 minutos resumidos da apresentação do Concerto.

Concerto de Musica em Nova York from Sueli on Vimeo.

Como mãe, ver minha filha tocar um instrumento tão mágico como o violino, foi a realização de um sonho realizado 13 anos depois. Seria maravilhoso se as escolas publicas no Brasil oferecessem musica na grade escolar. Toda criança deveria ter a oportunidade de tocar um instrumento musical.

Category: Curiosidades Americanas, Novidades, Noticias e etc, NY Brasileiros, NY Long Island, Turismo em Nova York

About the Author ()

FashionSpill é o maior site de informações e dicas sobre Nova York em Português, escrito direto de Nova York. Todos os artigos são 100% originais e a maioria das fotos são feitas pela autora nos locais mencionados. O conteúdo é focado em assuntos relacionados com Nova York, como lojas, museus, restaurantes, dicas e curiosidades. “Porque nós moramos em Nova York e estamos todos os dias nas ruas, nós podemos escrever artigos e dar dicas com autoridade no assunto. Escrever para o FashionSpill é uma paixão que dividimos com voce.!" PS: os servicos anunciados no site foram desativados em 2016. Nao oferecemos mais o servico de compras, nem de tours em Nova York.

Comments (4)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Pesquisas e testes ja comprovaram que as criancas envolvidas em qualquer tipo de atividade musical, aumentam seu desempenho academico e a probabilidade de sucesso profissional. Eu tive a oportunidade de presenciar o desenvolvimento do meu filho Brasileiro que estuda na escola Publica de New Jersey. Os programas sao maravilhosos!
    Sueli, mais uma vez Parabens pela materia.

  2. Mais fotos das suas filhas lindas!!! Adorooo!!!

    Gostei de saber essa informação sobre as escolas públicas daí. Acho lindooo quem sabe tocar instrumento, violino então… Nem fale!

    Beijos.

  3. kammy says:

    mto bacana ..
    eu tb queria estudar numa escola daí rsss

    linda as suas filhas
    mil beijinhos
    kammy

  4. francisco says:

    oi sou francisco tambem gostaria de estudar ai, e é muito bonito que voce esta fazendo
    com as suas filhas parabens costei muito da sua a titude ea dedicação!
    mim manda um convite para agente se fala das coisas dai meo msn é, forteprasso@hotmail.com

Leave a Reply