Como fazer uma pesquisa de moda?

| April 15, 2011 | 4 Replies

Como pesquisar moda e planejar uma coleçao?

Foto de visual de loja Anthropologie  NYC

Recebi essa pergunta por email e estou respondendo aqui. Espero que auxilie quem esta entrando no mercado de moda.

Uma pesquisa de moda se faz necessario para que a estilista desenvolva a coleçao com pelo menos 6 meses de antecedencia a data em que a coleção sera comercializada.

Para fazer uma pesquisa de moda, vale ver sites de marcas similares na internet, viajar para cidades como Nova York, Paris, Milão, Londres ou assinar sites especializados em pesquisa de moda como o WGSN entre tantos outros que estão no mercado.

 

 

Foto de visual de loja AllSaints NYC

Para quem decidiu viajar para pesquisar, bate aquela insegurança.

Quais informações eu devo trazer para criar minha coleção?

Devo comprar todas as peças que eu gostar?

 Como vou fotografar todas as peças da marca que eu gostar sem comprar nada?

Primeiro voce deve viajar com uma idéia do que voce deseja fazer na sua proxima coleção. Segundo que voce não deve viajar para copiar peças, voce viaja para buscar informação e inspiração.

Terceiro, voce deve comprar peças que possuem modelagem diferenciada, costuras inovadoras, cortes e detalhes dificies de fotografar ou de explicar.

A cada loja visitada voce podera fotografar de 4 a 6 peças. Esse é o maximo que voce podera levar para o provador.

Ao escolher as peças, foque no que voce gostou daquela peça, a estampa, a manga, o visual da peça… para não fotografar coisas que depois não serve pra nada e voce perdeu seu tempo fotografando.

Foto disposição de produto AllSaints NYC

Use a camera em off, sem nenhum barulho e sem flash, escolha peças que são o seu numero, por exemplo não da pra ir pro provador com modelo Pequeno se é obvio que voce usa Grande.

Seja discreta e devolva as peças no cabide, ou dobradas. Se desejar fotografar mais do que 6 peças pelo menos compre uma peça da loja. Afinal voce esta levando informação deles, convenhamos.

Ao andar pela rua, fotografe portões, detalhes de portas, cores de janelas e cores de flores, tudo isso podera servir de inspiração ou virar filigrana de calça. Eu ja usei muito arabesco de portões como filigrana de calça jeans.

Visite lojas de cartões, eles sempre tem lindos cartões que podem virar estampa de camiseta. Seja criativo e inovador.

Analise os botões das peças, os acabamentos internos, as técnicas de estampas, a sacola da loja, os detalhes de decoração da loja, disposição dos manequins, composição dos looks.

Foto de produto AllSaints NYC

Uma estilista ou designer deve andar sempre com caderninho e caneta na mão, sente-se e anote o que voce viu, faça um rascunho dp visual que lhe agradou.

 Olhe para o objeto que voce gostou e não pode fotografar e feche os olhos tentando lembrar a imagem. Toda estilista tem memoria visual, ou seja voce lembra o que ve. Faça uso dessa técnica.

Para fotografar vitrines, saia a noite. Encoste a camera na vitrine e procure o melhor angulo para que voce não saia na foto refletido e capte o essencial da vitrine.

Procure não copiar modelos inteiros que voce ve na suas viagens, use detalhes e transfira isso para sua realidade, reeinterprete as idéias para seu cliente de forma unica.

Lembre-se sempre que uma coleção é feita de peças que se compõe entre si, desenhe os modelos e distribua sobre uma superficie plana e veja se voce não tem modelos similares de mais.

A proporção ideial é de 3 a 4 tops para cada parte de baixo. Use o bom senso, se a moda pede vestidos ou shorts ou dependendo da estação voce precisara fazer mais de uma peça do que de outra.

Vitrine a noite loja Anthropologie  e Sueli Schmitt – Pesquisa de Moda para empresas de São Paulo em NYC

Foto de produto provador loja Atrium NYC e Foto detalhe em vitrine do Shopping Ventura Mall em Miami

  • Adicione nosso site a sua lista de sites/blogs recomendados basta copiar esse link: http://www.fashionspill.com/feed/

 

 

Category: Compras em Nova York, Cursos de Moda, Estilistas, New York, NY Pesquisa de Moda

About the Author ()

FashionSpill é o maior site de informações e dicas sobre Nova York em Português, escrito direto de Nova York. Todos os artigos são 100% originais e a maioria das fotos são feitas pela autora nos locais mencionados. O conteúdo é focado em assuntos relacionados com Nova York, como lojas, museus, restaurantes, dicas e curiosidades. “Porque nós moramos em Nova York e estamos todos os dias nas ruas, nós podemos escrever artigos e dar dicas com autoridade no assunto. Escrever para o FashionSpill é uma paixão que dividimos com voce.!" Voce pode contrar nossos serviços de tours privativos a pé com guia licenciada disponivel durante os meses de Abril a Novembro, através do email suelinyc@gmail.com informando a data de sua viagem, quantas pessoas são e qual hotel voce estará hospedado. Venha conhecer Nova York com quem conhece a cidade! O melhor tour privativo de Nova York, desenhado especialmente pela autora dos artigos de FashionSpill para voce!

Leave a Reply

Comments (4)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Nai Melo says:

    Oi Sue

    Super interessante seu post.
    Um beijo e bom fim de semana.

  2. kammy almeida says:

    tb gostei do post

    mil beijinhos
    kammy

  3. Luciana Poltronieri says:

    Adorei as dicas.
    Condesso que estava um pouco perdida, mas agora já estou mais focada.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.