A Historia do Fashion Week em Nova York

| September 13, 2010 | 1 Reply

Historia da Fashion Week em Nova York. Semana de Moda de Nova York

As duas fotos ao lado são de autoria de Stuart Ramson/A.P., Andrew H. Walker/Getty Images, Frazer Harrison/Getty Images, Thos Robinson/Getty Images.

A semana de moda de Nova York realizada no Bryant Park desde 1993 teve seu grand finale em Fevereiro de 2010. A edição Primavera-verão realizada agora em Setembro de 2010 acontece em novo endereço, no Lincoln Center em Nova York.  

O Bryant Park convenientemente localizado proximo do Garment District (Distrito da Moda) em  Nova York tornou-se sinonimo de Moda com o Fashion Week realizando ali duas apresentações ao ano.

Com um imenso gramado coberto por uma pista de gelo usado para patinação no inverno e usada para almoço e descanso dos que trabalharam nas redondezas durante o verão, e ali, a poucas quadras do Bryant Park que famosos designers como Donna Karan, Oscar de la Renta e Carolina Herrera possuem seus escritorios.

Em 1993 quando os desfiles de moda foram centralizados ali sob uma grande tenda, isso se tornou um luxo poder mostrar as peças criadas a poucos blocos de onde eram criadas.

Sempre houve muito burburinho e muitas pessoas prestigiaram os eventos ao longo dos anos, mas não faltou quem achasse que um grupo de designers não deveria ter permissão para usar o unico espaço verde situado no meio de Nova York (Midtown), e que so convidados especiais pudessem apreciar isso.

Não faz sentido para os milhares de turistas e usuarios que caminham por ali cada dia, irritados com o transito, excitados pelas celebridades, deslumbrados pelos looks de quem pode entrar na tenda.

Agora, apos uma prolongada disputa entre os designers e a gerencia do Park, a Fashion Week (Semana de Moda) que começou ali no Bryant Park foi finalmente “levada” ao Lincoln Center.

Na ultima vez em que os desfiles foram realizados no Bryant Park, cartazes coloridos expressando o sentimento dos designers, editores e publicitarios insatisfeitos foram colocados do lado de fora da tenda. Segundo eles, apresentar as coleções no Bryant Park foi o que fez a cidade de New York a Capital Global da Moda. Um doz cartazes assinado por Anna Wintour, editora da Vogue, pendurado sob a porta de entrada dizia: “O Bryant Park tornou-se o centro do que a Moda em Nova York significa – uma industria sem medo, incansavel e que sempre caminha para a frente.”

Poucos se dão conta de que a mudança do Fashion Week, para um outro local que não seja o Bryant Park se da num momento em que o Distrito da Moda em Nova York agoniza. Situado entre as ruas 34th e a 40th entre a Broadway e a 9th Avenue, a industria da moda ali se encontra em estado de declinio.

Entenda o que isso significa. As confeccções e as  lojas de atacado que se estabeleceram no Garment Distrit vendendo botões, rendas, tecidos e linhas, desenvolvendo modelagens, produzindo vestidos e ternos em facções ao longo das ruas proximas, tem desaparecido em alarmante numero na ultima decada.

A maioria das produções se da em fações em outros paises a muito tempo. A recessão e a pressão dos donos dos predios localizados nos endereços antes ocupados pela industria da moda, para transformar os espaços em apartamentos de luxo, hoteis e escritorios, tem feito com que os ultimos remanescentes mudem-se ou fechem as portas.

Agora essa mudança chega ate a tenda, a mais visivel imagem do trabalho que acontece nas redondezas.

“Isso e muito triste que a tenda esteja se mudando porque ela acrescenta valor ao Distrito da moda” diz  Nanette Lepore, que produz 85% de sua coleção a cerca de 5 quadras do escritorio de criação.  “A tenda dava uma imagem de continuação.” Ms. Lepore, entre outros designers como Anna Sui e Yeohlee, estão entre os que lideram uma campanha “Save the Garment District” por mais de um ano em resposta a proposta da Cidade de cancelar a zona de proteção dos confeccionistas. Isso significa que atualmente as ruas do distrito da moda possuem zoneamento diferenciado do restante de Nova York alem de ter especial permissão de estacionamento para carga e descarga de caminhoes por exemplo.

“Eu amo o fato de que o Bryant Park era onde nos escolhemos fazer o Fashion Show, porque eu amo o garment center,” Ms. Sui disse. “E ate hoje, nos ainda trazemos as roupas para os desfiles em araras direto do nosso escritorio ate o Bryant Park empurrando as araras a mão.”

Ate alguns anos atras, a insdutria da moda e de confecçcoes era a maior empregadora de mão de obra e com o maior numero de ofertas de empregos na cidade de Nova York, representando mais de 200,000 trabalhadores em 1970’s.

Em meados de 1970-1980 poucas marcas e poucos designers americanos eram conhecidos ou tinham mostrado seu trabalho para uma audiencia internacional e nenhum deles tinha lojas em outro paise fora dos EUA. Havia pouco respeito pela industria da moda americana no restante do mundo.

Então os designers decidiram mostrar suas coleções em conjunto em um mesmo local, em um grande evento de midia, assim como os designers em Paris e Milan haviam feito por decadas. A primeira apresentação, onde os designer apresentaram-se no Bryant Park, ganhou cobertura da CNN, CBS, NBC, the BBC, VH-1 and MTV. A partir dali, os organizadores do Fashion Week tipicamente passaram a receber 3,000 requisição de credencial  para cada estação. (jornalistas e revistas em geral).

“A Moda em meados dos anos ’80s em Nova York ainda era muito provincial,” diz Stan Herman, designer presidente do Council of Fashion Designers of America naquele periodo. “Nos tinhamos designers, mas não tinhamos coesão. Nos eramos somente uma apresentação de moda.”

O momento catalistico para a união foi causado por um desfile de Michael Kors em 1991, em um loft semiacabado no distrito de Chelsea em Nova York, a musica alta fez com que as paredes do loft tremessem e um pedaço do teto caiu na passarela do desfile atingindo justamente Suzy Menkes, a editora chefe do  International Herald Tribune.

A editora fez um breve comentario sobre o acidente em sua materia. Mas disse que ninguem parecia levar a moda a serio, ela atacou o caotico e desorganizado evento em Nova York no comentario que fez ao Women’s Wear Daily (WWD = Mulheres Vestem Diariamente)

“Ela nos chamou de segunda-classe,” Mr. Herman disse. “Todo mundo olhou um para o outro e disse, ‘Nos temos que fazer alguma coisa sobre isso.’ “Ela era uma das poucas editoras que vieram da Europa ate a America ver o show.”

Persuadir os designers a mostrarem suas coleções em um unico lugar, era um desafio assim como assegurar o uso do park, trabalho que recaiu para Fern Mallis. Ela era a diretora executiva do conselho e a pessoa mais largamente creditada por ter concebido o evento nos moldes que ele e hoje.

Ela descreveu a reunião com diversos jovens designers que relutantes perguntavam se Calvin Klein tinha concordado em apresentar o show dele no Bryant Park. Acontece que Mr. Klein estava na reunião e anunciou que iria participar dos desfiles no park.

“Essa foi a coisa mais importante que nos pudemos fazer por nossa insdutria da moda” Ms. Mallis disse. “Era o momento certa para a Moda Americana.” Mas Ms. Mallis tambem tem sido alvo de criticismo.

A medida que o evento crescia, passando de 42 shows sob 2 tendas e dentro da New York Public Library (Biblioteca Publica de Nova York) em 1993 para mais de 65 em 3 tendas no ultimo desfile. (Centenas de outros designers apresentam suas coleções independentemente). O patrocionio de empresas tornou-se proeminente.

Patrocinadores como Mercedes-Benz, Olympus, General Motors, M.A.C., Evian, Fiji, Dunkin’ Donuts, McDonald’s, Delta, the Bermuda Department of Tourism e Kohler, fabricante de assentos sanitarios, pagam para ter seus produtos e mensagens expostos no Fashion Week.

Em 2001, o conselho de moda vendeu as operações dos desfiles para a IMG, uma empresa de Marketing global.

Isso colocou o Fashion Week no nivel de um trade show, ou de uma feira comercial e muitos designers voltaram a apresentar suas coleções em outros lugares. As reclamações são injustas, o que nem sempre e notado e o quanto a explosão e o barulho do marketing em volta da Fashion Week tem espelhado o crescimentoglobalizado das marcas. Sem o montante de dinheiro e o marketing por tras deles, seria dificil para um novo designer construir e produzir uma pequena coleção sozinho.

 “ E importante manter o sonho de que e possivel se tornar um designer. ” Ms. Sui diz. “Mas como voce faz isso?” “ A unica coisa que fez isso ser possivel para mim foi que eu tinha acesso a essa area e pude encontrar meus fornecedores. Se a loja local de botões, de tecidos e as facções fecharem as portas, ela diz, “voce não podera encontrar tudo disponivel somente atraves da internet.”

Sera que o Lincoln Center, ja associado com muitos outros eventos, dara aos designers o senso de pertencer assim como Bryant Park deu?

Isso incomoda a muitos deles, de que no fim, seu trabalho e percebido como a menos importante forma de arte, ou que uma apreciação de moda, e geralmente marcada como sem importancia por politicos, atletas e intelectuais.

 “Quando voce pensa no Lincoln Center, voce pensa em formas de artes, na musica, na danca, na opera, então eu acho que estando la, elevara e celebrara a moda como uma arte,” disse Donna Karan, que foi umas das primeiras designers a apresentar sua coleção no Bryant Park quando as tendas abriram no Halloween de 1993 (meados de Outubro de 1993). Muitos dos designers veteranos em entrevistas e nos comentarios postados em frente ao Bryant Park na ultima edição, repetiram que acreditavam que o Lincoln Center os ligitimaria, não somente como designers, mas como artistas.

Na ocasião, nenhum deles menciou que o Lincoln Center e tambem o local onde outro grande evento acontece sob uma tenda, mais uma metafora para o Fashion Week. Estamos falando claro do Big Apple Circus.

Devido ao meu trabalho, não consegui ir ao Lincoln Center acompanhar os desfiles, mas ao passar em frente na ultima quinta-feira, por volta do meio dia, não notei nenhum cartaz, nem mesmo um simples outdoor ou qualquer menção ou movimento de que ali acontecia a Fashion Week. Com excessão de alguns carros de policiais e agentes de trafico, notei em um canto uma garota distribuindo o jornal de moda do dia, desci do carro, retirei meu exemplar e fui embora ja atrasada para meu compromisso, mas amanha, irei ate o Lincoln Center conferir de perto o que esta rolando por la. Como voces viram na materia acima, havia uma divisão entre os que gostaram da ideia de ir ao Lincoln Center e os que não gostaram tanto da ideia ou da forma como isso se deu.

Esse artigo e uma tradução livre do artigo escrito por  ERIC WILSON em Fevereiro de 2010 durante a ultima semana de moda no Bryant Park em Nova York. As partes em azul são incersões de minha autoria. Não deixe de ler o artigo: <oda em Nova York clicando no link – http://www.fashionspill.com/diane-v-furstenberg-fala-sobre-moda-em-nova-york/
confira o artigo original e as fotos nesse link clicando aqui
Veja artigo recente com Anna Wintour e Blooberg (prefeito de Nova York) durante evento em 10 de Setembro durante o FNO (Fashion”s Night Out em NYC) clicando aqui: http://nymag.com/daily/fashion/2009/05/mayor_bloomberg_teams_up_with.html


Category: Compras em Nova York, Estilistas, New York

About the Author ()

FashionSpill é o maior site de informações e dicas sobre Nova York em Português, escrito direto de Nova York. Todos os artigos são 100% originais e a maioria das fotos são feitas pela autora nos locais mencionados. O conteúdo é focado em assuntos relacionados com Nova York, como lojas, museus, restaurantes, dicas e curiosidades. “Porque nós moramos em Nova York e estamos todos os dias nas ruas, nós podemos escrever artigos e dar dicas com autoridade no assunto. Escrever para o FashionSpill é uma paixão que dividimos com voce.!" PS: os servicos anunciados no site foram desativados em 2016. Nao oferecemos mais o servico de compras, nem de tours em Nova York.

Comments (1)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Que bacana. Su… Quero muito conhecer NY, essa cidade é ‘riquíssima’ culturalmente tbm…
    Saudades de vc!!!
    Bj.

Leave a Reply